• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

UNICESUMAR – FSCE – FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA I – 51/2024

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

1ª QUESTÃO
Língua e escrita são dois sistemas distintos de signos; a única razão de ser do segundo é representar o
primeiro; o objetivo linguístico não se define pela combinação da palavra escrita e da palavra falada; essa
última, por si só, constitui tal objeto. Mas a palavra escrita se mistura tão intimamente com a palavra falada,
da qual é a imagem, que acaba por usurpar-lhe o papel principal; terminamos por dar importância à
representação do signo vocal do que ao próprio signo. É como se acreditássemos que, para conhecer uma
pessoa, melhor fosse contemplar-lhe a fotografia do que o rosto.
FASCINA, Diego L. M. Linguagem, Comunicação e Interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar:
Maringá, 2024.
Com base na reflexão apresentada sobre a relação entre língua e escrita, avalie as asserções a seguir e a
relação proposta entre elas.
I. A escrita é apenas um sistema de representação da língua falada, tendo como único propósito retratar as
palavras e estruturas linguísticas do discurso oral.
PORQUE
II. A escrita, ao se tornar a imagem da fala, acaba assumindo uma importância maior do que a própria língua
falada, obscurecendo sua função primordial de representação linguística.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

 

 

2ª QUESTÃO
Considere a seguinte situação fictícia:
O senhor Geraldo faz parte de uma geração mais experiente e gosta de relembrar com carinho dos tempos
de outrora. Como foi emocionante a comunicação entre remetente e destinatário, do envio ao recebimento,
principalmente as cartas de amor, escritas à mão, depositadas na caixa do correio, a observação do selo, o
abrir do envelope, quantas boas memórias.
Acerca desse assunto e dos conhecimentos abordados em “Linguagem, Interação e Comunicação”,
assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Os únicos elementos do esquema de comunicação proposto que se utilizam de símbolos e sinais para transmitir sua
mensagem são código e canal.
O ato comunicativo tem por objetivo dissuadir o receptor da mensagem quando a linguagem mista é utilizada,
devido à ausência de símbolos do sistema convencional.
Em uma situação comunicativa na qual estejam envolvidos vários receptores, se torna obrigatório o uso de línguas e
linguagens, pois são textos literários e não literários, respectivamente.
Os elementos do esquema de comunicação eficaz proposto do Jakobson são: emissor, receptor, mensagem,
contexto, código e canal, eles permitem compreender a dimensão histórico social da língua.
Em análise minuciosa do esquema do ato comunicativo proposto por Jakobson, com emissor, receptor, mensagem,
contexto, código e canal, vemos que se trata de algo facultativo e, portanto, a função social dele é nula.

 

 

3ª QUESTÃO
“O conjunto de sinais utilizados para construir uma mensagem pode ser as línguas faladas ou escritas, a
língua de sinais, as placas de trânsito etc. Nunca é demais reforçar que a comunicação só acontece
efetivamente se o remetente e o destinatário conhecerem, mesmo que razoavelmente, o mesmo código. É
muito difícil, por exemplo, imaginar a comunicação entre um japonês que não conheça o português e um
brasileiro que não conheça o japonês. Eles terão que utilizar sinais, gestos etc.”
FASCINA, Diego L. M. Língua & Linguagem. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2024.
Considerando a leitura do excerto e os conhecimentos apresentados no Livro Digital, avalie as afirmações a
seguir.
I. É certo que a linguagem verbalizada se utiliza do código escrito ou falado para construir uma mensagem
entre os seus interlocutores.
II. É possível afirmar que a LIBRAS, as placas de trânsito, semáforos, o uso de gestos, expressões faciais e
corporais sejam considerados linguagem verbal.
III. A função referencial da linguagem é focada em transmitir as informações e dados do remetente ao
destinatário. A bula de remédio que orienta o consumidor quanto ao uso do medicamento é um exemplo.
Sobre essas asserções é correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

4ª QUESTÃO
A linguagem é uma forma de ação dentro dos campos da persuasão e do convencimento, pois como meio
de interação social é repleta de intencionalidade e seu fundamento está, pois, na argumentação que
procura persuadir e convencer. Isto quer dizer que a função primordial da linguagem é a argumentação,
pois quem enuncia algo sempre tem em vista persuadir seu interlocutor.
FASCINA, Diego L. M. Linguagem, Comunicação e Interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar:
Maringá, 2024.
I. Koch (1996, p. 17) explica a linguagem como forma de ação sobre o mundo, repleta de intenção,
veiculadora de ideologia, possuindo como característica o poder do argumento.
PORQUE
II. Todas as relações, opiniões, interações construídas por meio da linguagem são formadas com o intuito
exclusivo de expressar algo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

 

 

5ª QUESTÃO
Com base nas discussões acerca da função poética da linguagem, vamos refletir, rapidamente, acerca das
diferenças entre as linguagens do texto literário e do texto não literário. Tzvetan Todorov (1978, p. 18)
afirma que, assim como prevê a função poética, “a literatura é uma linguagem não instrumental e o seu
valor reside nela própria”, ou seja, o acento está na própria mensagem. É importante frisar, mesmo que não
seja um assunto que aqui será debatido, que o próprio conceito de literatura também sofreu alterações no
decorrer dos séculos e que os vários teóricos e críticos que se debruçam nesse assunto possuem opiniões
distintas.
FASCINA, Diego L. M. Linguagem, Comunicação e Interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar:
Maringá, 2024.
A partir da leitura do texto e dos conhecimentos apresentados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e
a relação proposta entre elas.
I. A linguagem literária se caracteriza pela primazia da função referencial, buscando transmitir informações
de forma clara, objetiva e precisa.
PORQUE
II. A linguagem não literária prima pela estética, pela expressividade e pela criação de efeitos sensoriais e
emocionais no leitor, provocando reflexões e despertando sentimentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

 

 

6ª QUESTÃO
Leia o texto.
A língua é o meio de comunicação utilizado por todos os falantes de qualquer região do mundo. Muito
mais do que isso, ela é, também, um objeto de poder. A Linguística – ciência que estuda as línguas – propõe
inúmeras maneiras de se conceituar e compreender esse complexo tema.
FASCINA, Diego L. M. Linguagem, Comunicação e Interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar:
Maringá, 2024.
Com base na leitura do texto e do conteúdo presente na unidade 3 do Livro Digital, analise as afirmações a
seguir.
I. A língua se manifesta na individualidade de uma única forma.
II. De acordo com Saussure (1970), a manifestação da língua ocorre pelo idioma e pronúncia.
III. Segundo Saussure (1970, p.24), a língua expõe um pensamento ou concepção sendo correlacionada à
escrita.
IV. A manifestação da língua por meio da fala e escrita possibilita reflexões acerca de sua importância
histórica observando suas questões sociais.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

7ª QUESTÃO
Leia o texto.
NANI. Charge. REDAÇÃO ONLINE. Disponível em: https://redacaonline.com.br/blog/tema-de-redacaomedidas-para-superar-o-analfabetismo-no-brasil/. Acesso em: 23 fev. 2024.
Com base na charge apresentada e nos conceitos relacionados à Unidade 3 do Livro Digital, analise as
afirmações a seguir:
I. A charge ironiza a expressão “ençino de cualidade”, destacando que mesmo com erros ortográficos, a
mensagem pode ser transmitida e compreendida, ressaltando a importância da compreensão do código na
comunicação.
II. A mensagem implícita na charge sugere que a comunicação eficaz não depende apenas da correção
gramatical, mas sim da capacidade de compartilhar informações de forma compreensível entre os
interlocutores, independentemente dos detalhes formais.
III. A charge ilustra que, apesar dos erros ortográficos na placa, a mensagem sobre “ensino de qualidade” é
compreendida, evidenciando que a comunicação pode ocorrer mesmo quando o código utilizado possui
imperfeições.
IV. Ao ironizar a expressão “ençino de cualidade”, a charge também aponta para a necessidade de valorizar
a compreensão mútua na comunicação, mesmo que isso envolva ultrapassar barreiras linguísticas ou
ortográficas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II apenas.
III e IV apenas.
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

 

 

8ª QUESTÃO
CAZO, L. F. Evolução da Escrita. 2022. Charge. Em: Liberal. Disponível em:
http://liberal.com.br/cultura/cultura-na-regiao/cartunista-e-colaborador-do-liberal-e-premiado-no-47osalao-internacional-do-humor-de-piracicaba-1298949/. Acesso em: 21 fev. 2024.
Com base na charge e nos conceitos relacionados à Linguagem, Comunicação e Interação, analise as
afirmações a seguir:
I. A charge nos faz refletir sobre como a tecnologia transformou a maneira como nos comunicamos.
II. Os três personagens representam diferentes formas de comunicação em suas respectivas épocas.
III. Todos os personagens estão usando dispositivos eletrônicos modernos para comunicação nos tempos
atuais.
IV. A finalidade dessa charge é ilustrar de forma humorística e criativa a evolução das formas de
comunicação ao longo da história.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
I, II e IV, apenas.

 

 

9ª QUESTÃO
Considere a seguinte situação fictícia:
A jovem Ana é uma ávida leitora e estudiosa de linguagem e comunicação. Ela se depara com uma série de
livros e artigos que exploram a função metalinguística da linguagem, que se concentra em fazer referência à
própria linguagem. Ana percebe que muitos desses textos não apenas comunicam ideias ou histórias, mas
também refletem sobre os próprios mecanismos da linguagem utilizados para transmiti-los.
A respeito da função metalinguística da linguagem, leia a unidade III do Livro Digital e assinale a opção
correta.
ALTERNATIVAS
Os dicionários e as gramáticas são exemplos da função metalinguística da linguagem, pois fornecem informações
sobre o uso e a estrutura das palavras e frases.
A função metalinguística da linguagem é restrita a contextos acadêmicos e científicos, não sendo encontrada em
textos do cotidiano ou em formas de expressão artística.
A literatura, por sua natureza criativa e expressiva, raramente se envolve com a função metalinguística da
linguagem, preferindo focar apenas na comunicação de histórias e ideias.
A função metalinguística da linguagem se concentra exclusivamente em discutir questões filosóficas e abstratas
relacionadas à natureza da linguagem, excluindo considerações práticas sobre o uso diário da mesma.
A função metalinguística da linguagem não é relevante na análise e compreensão de textos, uma vez que se
preocupa apenas com os aspectos técnicos e formais da linguagem, negligenciando seu significado e contexto.

 

 

10ª QUESTÃO
O canal é o meio pelo qual a mensagem é transmitida. Presencialmente, o ar permite a comunicação entre
os falantes. A distância, o telefone, as mensagens de aplicativos, e-mails dentre outras tecnologias
viabilizam a comunicação. Martelotta (2008, p. 33) nos lembra, ao analisar a noção de contexto, que “a
comunicação é uma atividade essencialmente cooperativa. É fundamental, portanto, algum tipo de interesse
comum que crie uma conexão psicológica entre os participantes, sem a qual a comunicação seria
prejudicada”.
FASCINA, Diego L. M. Linguagem, Comunicação e Interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar:
Maringá, 2024.
A partir da leitura do texto na íntegra e dos estudos sobre “Linguagem, comunicação e interação”, leia as
alternativas a seguir e assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
A função poética influencia o comportamento do destinatário.
A função fática tem o intuito de começar, prolongar ou finalizar um ato de comunicação.
A função conativa tem o intuito de começar, prolongar ou finalizar um ato de comunicação.
A função metalinguística é focada em transmitir as informações do remetente ao destinatário.
A função referencial é baseada no remetente, isto é, na emoção, na subjetividade, na pessoalidade que ele deixa
transparecer por meio da mensagem

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Depois de conhecer os materiais de estudos, você deverá elaborar um texto dissertativo de, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas, apresentado seus entendimentos sobre os desafios e avanços na educação inclusiva das pessoas surdas no Brasil.
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - EDU - LIBRAS - 53_2024   O foco central da disciplina de Libras é a abordagem da inclusão dos surdos. Durante nossos estudos, destacamos a importância de considerar essa inclusão em múltiplos contextos sociais, incluindo educação, emprego, entretenimento, esportes e mais. Para enriquecer sua compreensão sobre esse tema, recomendamos que você assista […]

3 – A NBR 5410 traz em suas tabelas 42 e 43 os fatores de correção de agrupamento de circuitos. Estas tabelas abrangem todos os métodos de instalação e variações nos níveis de camadas de condutores. Porem a norma traz que estas tabelas são validas apenas para “condutores semelhantes”. Qual a definição de condutores semelhantes e caso o conduto não seja constituído de condutores semelhantes, qual a alternativa para o fator de correção ?
06/06/2024
Integrare Academy

3 – A NBR 5410 traz em suas tabelas 42 e 43 os fatores de correção de agrupamento de circuitos. Estas tabelas abrangem todos os métodos de instalação e variações nos níveis de camadas de condutores. Porem a norma traz que estas tabelas são validas apenas para “condutores semelhantes”. Qual a definição de condutores semelhantes […]

2. Com base nas informações e conceitos apresentados pelos materiais, redija um texto com no mínimo 20 linhas, abordando os seguintes pontos: a) Importância da governança corporativa para as empresas brasileiras.
18/07/2024
Integrare Academy

2. Com base nas informações e conceitos apresentados pelos materiais, redija um texto com no mínimo 20 linhas, abordando os seguintes pontos: a) Importância da governança corporativa para as empresas brasileiras. b) Papel da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) na promoção e disseminação das boas práticas de […]

Como engenheiro, faça as devidas considerações. Para auxiliar você na execução das suas atividades, entre no Studeo e acesse a Biblioteca Digital Unicesumar ou a plataforma Minha Biblioteca, para utilizar materiais complementares. Na biblioteca digital, busque pelo livro Refrigeração Industrial (STOECKER, W. F.; JABARDO, J. M S. Refrigeração industrial. São Paulo: Blucher, 2018) e siga os passos a seguir:
22/07/2024
Integrare Academy

    Como engenheiro, faça as devidas considerações. Para auxiliar você na execução das suas atividades, entre no Studeo e acesse a Biblioteca Digital Unicesumar ou a plataforma Minha Biblioteca, para utilizar materiais complementares. Na biblioteca digital, busque pelo livro Refrigeração Industrial (STOECKER, W. F.; JABARDO, J. M S. Refrigeração industrial. São Paulo: Blucher, 2018) […]

Dona Maria é proprietária de um pequeno negócio que produz vassouras de palha, contendo
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ADM - CONTABILIDADE DE CUSTOS - 53_2024   Ao administrar uma empresa, o gestor se depara com uma série de gastos para mantê-la funcionando. Cuidar das finanças é essencial, a correta apuração de custos e despesas faz com que as análises financeiras sejam assertivas, possibilitando ao profissional pensar em maneiras de melhorar […]

Propriedades do Conhecimento Tácito - Capacidade de adaptação, para lidar com situações inesperadas e situações excepcionais; - Perícia, know-how, know-why, e importam-why; - Coaching e Mentoring para transferir conhecimento experiencial em um one-to-one, face-to-face como base.
19/07/2024
Integrare Academy

Propriedades do Conhecimento Tácito - Capacidade de adaptação, para lidar com situações inesperadas e situações excepcionais; - Perícia, know-how, know-why, e importam-why; - Coaching e Mentoring para transferir conhecimento experiencial em um one-to-one, face-to-face como base. Propriedades do Conhecimento Explícito - Capacidade de disseminar, reproduzir, acessar e voltar a aplicar durante todo o processo da […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp