QUESTÃO 9
Digel (2002, apud BASTOS, 2016), desenvolveu um modelo para analisar a estrutura esportiva de alto nível de diferentes países. A análise das interações entre o sistema esportivo e o ambiente, que o autor realizou nos países, teve um resultado nítido.
Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016.
Assinale a alternativa que contemple a conclusão do estudo do autor acima mencionado:
Alternativas
Alternativa 1:
O esporte de alto rendimento é financiado por instituições privadas para se manter.
Alternativa 2:
O esporte de alto rendimento nos países estudados é apoiado com dinheiro dos impostos, dado indiretamente pelo Estado.
Alternativa 3:
De acordo com o estudo, o Estado financia o esporte de alto rendimento, pelos privilégios que ganha, em todos os outros setores da sociedade.
Alternativa 4:
O esporte de alto rendimento é apoiado financeiramente, de forma direta, pelos impostos do governo com um controle político, exceto nos EUA.
Alternativa 5:
O esporte de alto rendimento é apoiado financeiramente, de forma direta, pelos impostos do governo com um controle político, inclusive nos EUA.
QUESTÃO 10
Para garantir qualidade no desenvolvimento do esporte de alto rendimento, é de suma importância seguir um modelo teórico e utilizá-lo como referência, Digel (2002, apud BASTOS, 2016). Ademais seguir seu passo a passo estruturado, pode favorecer o desenvolvimento do atleta, em todas as áreas.
Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016.
Acerca do modelo teórico desenvolvido por Digel (2002), assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
O modelo analisa apenas a participação da mídia como promotora do esporte.
Alternativa 2:
O modelo possui três níveis de análise, a sociedade, a organização e as relações interpessoais dos atletas.
Alternativa 3:
A política, a economia e o sistema de educação não fazem parte dos níveis de estruturação do modelo de Digel.
Alternativa 4:
O modelo considera quatro níveis de análise estrutural: cultura esportiva, organização, localização e relações internacionais.
Alternativa 5:
Digel (2002) desenvolveu o modelo para analisar as estruturas esportivas de nações diferentes para encontrar pontos convergentes e divergentes do esporte de alto nível.