AVALIAÇÃO: Para tentar derrotar a hiperinflação, os dois primeiros presidentes do período democrático tentaram de tudo. Os planos econômicos do presidente José Sarney incluíram o congelamento de preços, com a convocação aos cidadãos para que denunciassem às autoridades os comerciantes que remarcassem os preços ou escondessem as mercadorias. Ver conteúdo
De acordo com o economista Pedro Paulo Zahluth Bastos, professor da Unicamp e coordenador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica criou-se o discurso de que a alta inflação surgiu porque o Brasil era irresponsável nos gastos públicos. Ver conteúdo
Inflação é o aumento contínuo dos preços de bens e serviços na economia. Medido por índices como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete a perda do poder de compra da moeda. Ver conteúdo
Nos tempos da hiperinflação, os funcionários do comércio usavam a todo momento as máquinas de etiquetar preços, substituindo os valores antigos por novos mais altos. Ver conteúdo
Documentos da época guardados hoje no Arquivo do Senado, em Brasília, mostram que muitos senadores manifestaram otimismo e esperança quanto às chances de sucesso do Plano Real enquanto alguns, descrentes, prognosticaram que a inflação, após cair no primeiro momento, logo voltaria com força total. Ver conteúdo
A conclusão do plano se deu na virada de junho para julho, quando Itamar mandou para os senadores e deputados a MP que implantou o real — a moeda brasileira mais duradoura desde 1942. Ver conteúdo
Há exatos 30 anos, o Brasil começou a executar o Plano Real, um conjunto de medidas que finalmente criou uma moeda forte e pôs fim a um histórico de hiperinflação persistente. Ver conteúdo
PROBLEMATIZAÇÃO: Quais eram os objetivos do presidente Itamar Franco com a implantação/execução do Plano Real? Ver conteúdo
O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise acerca da inflação no Brasil antes do Plano Real. Ver conteúdo
Olá, queridos(as) acadêmicos(as). A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. Ver conteúdo
Para finalizar, é hora de apresentar à Cibele o perfil de seu público. Assim, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas, apresentado e definindo o perfil do público-alvo da empresa Sol e Praia, sugerindo 1 (uma) ação de comunicação e marketing que pode ser realizada pela empresa com base no perfil do público definido. Ver conteúdo
Agora é hora de colocar em prática o que você aprendeu sobre Segmentação de Mercado e auxiliar Cibele a definir o público de sua empresa. Analise o estudo de caso apresentado, estude o mercado local, seus concorrentes e o perfil dos possíveis consumidores da marca Sol e Praia. Ver conteúdo
Para realizar essa atividade MAPA, você deve usar a cidade que você reside como mercado da empresa de Cibele e, assim, realizar a coleta de informações necessárias para a segmentação de mercado. Ver conteúdo
Cibele possui uma marca de moda praia em sua cidade, a Sol e Praia, produzindo biquínis e maiôs infantis e adultos. Por ser uma marca nova, ainda não possui uma loja física, realizando suas vendas on-line. Ver conteúdo
E é isso que vamos descobrir, estudar e analisar, agora, com a nossa atividade MAPA: a segmenta de mercado das organizações. Vamos começar! Para realizar a atividade MAPA, você deve usar o estudo de caso apresentado a seguir: Ver conteúdo
Falar de grandes marcas e seus públicos talvez seja até mais fácil de se entender do que quando falamos de pequenas empresas que, ainda, estão nesse processo de compreender mercado, concorrentes e consumidores. Ver conteúdo
Compreendendo a importância em se conhecer e segmentar corretamente o público, a marca Havaianas conseguiu reerguer seus produtos no mercado, mudar sua imagem e continuar ativa frente a seus concorrentes. Ver conteúdo
O preço baixo do produto era associado à classe C, sendo considerado popular demais e não consumido pelos demais públicos existentes no mercado. Ver conteúdo
Conhecer o consumidor é tarefa básica e fundamental dos gestores de uma organização, sendo realizada em conjunto com os responsáveis pelo marketing e comunicação. Ver conteúdo
“Segmentação é a divisão dos consumidores por produtos adquiridos e pelas características comuns da maioria desses consumidores. [...] Ver conteúdo
Conhecer o público de uma organização é fundamental para que uma marca consiga definir suas ações, estratégias e objetivos de mercado. Ver conteúdo
Com base nessa situação hipotética descrita e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, qual é a estrutura de mercado que melhor descreve essa situação? Em seguida, apresente e explique as principais características dessa estrutura de mercado. Ver conteúdo
Em um mercado específico, apenas três grandes empresas dominam a produção de um produto altamente tecnológico e muito procurado. Ver conteúdo
Considerando as informações e a imagem apresentada sobre a intensa onda de calor e o consequente aumento no consumo de energia elétrica no Brasil, em setembro de 2023, apresente os possíveis impactos desse aumento na demanda de energia para a economia do país. Ver conteúdo
A intensa onda de calor registrada no Brasil em setembro impulsionou o consumo de energia elétrica. O país encerrou o mês com carga de 68.306 MW (megawatts) médios – demanda 6,2% maior na comparação com o mesmo período de 2022. Ver conteúdo
A estatística é uma ciência que se expande em diversos aspectos, entre eles a organização, distribuição, interpretação e, principalmente, a análise de dados em situações diferenciadas. Ver conteúdo
Isto posto, responda: Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico e de que forma cada um desses índices é mensurado? Ver conteúdo
Realizar políticas econômicas de desenvolvimento perpassa admitir a singularidade de cada país na adoção das medidas criativas em busca de alcançar o bem-estar social. Ver conteúdo