• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA - MAPA - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA - 54/2023

Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os objetos do conhecimento e as habilidades explicitadas na BNCC para o Ensino de Geografia.

Leia a reportagem “Professor usa jogo de cartas para ensinar conceitos de geografia” disponibilizada no link: https://porvir.org/professor-usa-jogo-de-cartas-para-ensinar-conceitos-de-geografia/ Acesso em: 5 out. 2023.

 

Sendo assim, propondo e valorizando jogos, o professor estará promovendo o desenvolvimento sócio-afetivo, motor e cognitivo dos alunos.

 

Do ponto de vista sócio-afetivo:

  •     o jogo dá oportunidade ao aluno de sair do egocentrismo, para adotar o ponto de vista do outro e poder prever suas reações;
  •     o jogo permite que o aluno viva, num ou noutro momento, a posição de líder, graças  à riqueza da rede de comunicações que cria;
  •     o jogo propicia uma ampliação dos contatos sociais com outros adolescentes, uma vez que os parceiros de jogo são escolhidos em relação aos interesses comuns pelos jogos, e não mais em função de suas ligações afetivas;

Do ponto de vista cognitivo:

  •     Pela ação e reflexão conjugadas, o jogo permite a elaboração de certas estruturas, ou seja: domínio operatório: (classificação, ordenação, busca de várias relações); estruturação de tempo e espaço; elementos de lógica através da resolução de problema (busca de estratégias para vencer o jogo).
  •     Expressão e comunicação através da necessidade, essencial ao jogo, de explicar uma regra, comentar ou contestar uma fase do jogo.
  •     Desenvolvimento da capacidade de observação à sua volta pela comparação de semelhanças e diferenças.

 

Do ponto de vista motor:

  •     o jogo permite que o aluno avalie sua competência motora e seja motivada a se ultrapassar pelo autodesafio;
  •     o jogo fornece ao adolescente ocasiões para aperfeiçoar sua habilidade de criar e construir.

 

Assim, para este MAPA você criará um jogo que envolva o conceito de espaço e/ou seus subconceitos: paisagem, lugar, região, território, etc, pode se basear em uma ideia que já existe. Por exemplo, produzir um jogo da memória de paisagens brasileiras. Ao produzir seu jogo, considere:

  1. Titulo do jogo;
  2. Que conteúdos podem envolver este jogo?
  3. Quais as finalidades deste jogo?
  4. A que ano/série se destina?
  5. Desenvolvimento/Estratégias – regras do jogo;
  6. Aplicação pedagógica: é possível desenvolver atividades pedagógicas a partir do jogo, explique?
  7. Registre estas informações no formulário mapa disponibilizado no material da disciplina e acrescente uma fotografia de seu jogo, conforme solicitado.

 

Atenção: Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

IV) O proprietário rural deverá prezar e fomentar sua qualidade de vida, de seus familiares e funcionários.

ATIVIDADE 1 - AGRO - DIREITO CIVIL, AMBIENTAL, AGRÁRIO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA - 51_2025 Toda propriedade, sendo ela urbana ou rural, sofre limitações legais. Dentre as diversas limitações, consta a função socioambiental da propriedade. A Constituição Federal, em seu art. 186, apresenta os limites e contornos da função social da propriedade rural:   "Art. 186. […]

PED - ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 54/2023

Há uma razão que deve imperar sobre a fé? Para o pensamento ocidental sim. O que diferenciou a educação na civilização que se constitui na Europa, herdeira do pensamento grego e romano, mas ligada as tradições culturais cristãs, é o poder da ciência e da lógica racional. Durante a Idade Média (Séculos V a XIV), […]

Com base no trecho acima e no conteúdo da Unidade 1, disserte sobre a relação entre mercantilismo, Estado absolutista e a acumulação primitiva de capital. Para isso, baseie-se

ATIVIDADE 1 - HIST - HISTÓRIA MODERNA - 51_2025 [..] Acreditamos que o mercantilismo deve ser entendido como o conjunto de ideias e práticas econômicas europeias e, principalmente, a política econômica dos Estados modernos europeus durante o período situado entre os séculos XV/XVI e XVIII. Se atentarmos para a expressão “política econômica”, podemos recuperar a […]

Quando pensamos no processo de treinamento esportivo, podemos considerar 3 abordagens principais: Analítica, Situacional ou Global. O processo de treinamento analítico

ATIVIDADE 1 - BEDU - FUTSAL E FUTEBOL - 51_2025 Quando pensamos no processo de treinamento esportivo, podemos considerar 3 abordagens principais: Analítica, Situacional ou Global. O processo de treinamento analítico foca em tarefas isoladas e específicas, permitindo uma prática detalhada e controlada de habilidades técnicas. Já o treinamento situacional compreende ações dentro de contextos […]

MAPA - GAMB - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS - 52/2023

O Geoprocessamento pode ser definido como um conjunto de técnicas e ferramentas que possibilitam a localização precisa de fenômenos geoespaciais, atualmente em bases digitais. Para tal se utiliza do SIG, da cartografia digital, do sensoriamento remoto, do MNT, Banco de dados, etc. (FITZ, 2010).   É atualmente um dos recursos das chamadas “geotecnologias” mais utilizados, […]

54/2023 - CIÊNCIAS DOS MATERIAIS - ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 - CIÊNCIAS DOS MATERIAIS - 54/2023 Conforme abordado por Askeland e Wright (2023), os materiais utilizados em engenharia são unidos por meio de três mecanismos fundamentais de interação entre átomos:   1- Ligações iônicas. 2- Ligações covalentes. 3- Ligações metálicas. Fonte: ASKELAND, D. R.; WRIGHT, W. J. Ciência e engenharia dos materiais. Cengage […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp