ATIVIDADE 1 - NOÇÕES DE GESTÃO FINANCEIRA E COMÉRCIO EXTERIOR NO AGRONEGÓCIO - 51_2025
Todo balanço patrimonial é dividido em dois lados, sendo o primeiro o do passivo (à direita), no qual são registradas as fontes ou as origens dos recursos que a empresa utiliza; e o segundo o do ativo (à esquerda), em que são registradas as aplicações. De modo geral, grandes empresas possuem quatro fontes de recursos de longo prazo: dívidas de longo prazo (empréstimos, financiamentos etc.), ações preferenciais, ações ordinárias e lucros retidos para reinvestimentos. Essas fontes podem ainda ser classificadas em capital de terceiros e capital próprio. O capital de terceiros é toda fonte de recursos que não advém dos sócios e que possui um custo que denominamos custo do capital de terceiros. O capital próprio é composto pelos recursos dos sócios, que também podem ser utilizados para investimentos mediante a remuneração desse capital, dando origem ao custo do capital próprio.
Nesse sentido, como as empresas utilizam tanto capital de terceiros quanto capital próprio para financiar seus investimentos, é necessário que ela os realize de modo que a rentabilidade desses seja superior ao custo médio das fontes de recursos, por isso precisamos calcular o Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC) ou, do inglês, Weighted Average Cost of Capital (WACC).
O CMPC é uma média ponderada dos custos das diversas fontes de recursos que financiam os investimentos da empresa:
Em que,
: custo específico de cada fonte de financiamento;
: participação relativa de cada fonte de capital na estrutura de capital.
Considere que a empresa GAgro S.A. determinou o custo de cada fonte de capital e sua estrutura ótima de capital que é totalmente composta das seguintes fontes:
De acordo com as informações apresentadas, calcule o Custo Médio Ponderado do Capital para a empresa e apresente o resultado.
Atenção: utilize quatro casas após a vírgula para os cálculos intermediários e duas para o resultado final.