• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: ETNOMATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: ETNOMATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 51_2025

 

Olá, estudante!

 

Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da nossa disciplina.

 

Para a produção deste MAPA, focalizaremos na História da Matemática, que foi uma das tendências em Educação Matemática abordada em nossa disciplina. Contudo, desta vez, faremos de uma forma diferente:

 

Por meio da criação de um plano aula envolvendo com uma prática respaldada na História da matemática.

 

Na disciplina, compreendemos que a História da Matemática oferece uma visão valiosa sobre a natureza da Matemática, destacando seu papel central no avanço do conhecimento humano. A Matemática é percebida como uma construção humana sujeita a erros, acertos e evoluções.

 

Mendes (2006) destaca a importância da investigação histórica como um modelo teórico essencial para apoiar a elaboração de atividades didáticas no ensino da Matemática. A concepção da investigação histórica não apenas contextualiza o desenvolvimento da matemática escolar, mas também atua como um agente que promove o ato cognitivo em sala de aula. Isso proporciona aos alunos uma conexão significativa entre o passado e o presente, estimulando assim o engajamento e uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos. A abordagem ancorada na investigação histórica, conforme destacado por Mendes (2006), contribui para uma educação matemática mais significativa e estimulante. Nossa visão sobre a investigação histórica como um modelo teórico para apoiar a elaboração de atividades didáticas baseia-se na história e na investigação como fontes fundamentais para a matemática escolar. Além disso, compreendemos a história como um agente fomentador do ato cognitivo em sala de aula (Mendes, 2006, p. 99-100)

 

Agora, queremos que você, como professor da Educação Básica, desenvolva uma experiência educacional utilizando essa abordagem.

 

Tarefa:

Criar um plano de aula com uma prática apoiada na História da Matemática

 

  1. Conceito Escolhido e Turma: escolha um conceito matemático apropriado para ser trabalhado na Educação Básica. Indique a turma específica na qual você planeja desenvolver essa atividade.
  2. Objetivo da aula: ao elaborar uma aula, precisamos ter claro qual será o nosso objetivo com ela. Sendo assim, após escolher o conceito que vocês querem trabalhar e a turma, discorra sobre qual será seu objetivo com a aula.

III. Breve História do Conceito: pesquise sobre as situações históricas que deram origem ao conceito escolhido. Apresente uma breve história que contextualize o desenvolvimento desse conceito ao longo do tempo.

  1. Proposta de Situação Matemática: crie uma situação similar à origem desse conceito e a apresente no plano de aula, de forma que incentive os alunos a compreenderem a Matemática como uma construção em constante evolução, destacando os erros, acertos e evoluções ao longo do tempo. Você pode utilizar vídeos, entrevistas de pesquisadores, artigos ou elementos que acredite que possa motivar seus alunos a participarem e compreenderem a situação proposta.
  2. Avaliação: pense em como você, professor da turma da Educação Básica poderia avaliar a participação de seus alunos na atividade proposta. Lembre-se: a Educação Matemática se preocupa com a formação integral dos estudantes e não apenas uma aplicação de prova que o aluno é avaliado como apto ou não. Você pode propor novas formas de se avaliar!

 

Lembre-se de que a abordagem ancorada na investigação histórica contribui para uma educação matemática mais significativa e estimulante. Esteja livre para usar sua criatividade e explorar recursos que tornem a atividade ainda mais cativante. Entregue sua proposta de plano de aula como parte desse MAPA, proporcionando aos alunos uma conexão única entre passado e presente, promovendo o engajamento e uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos.

 

OBSERVAÇÃO: para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização:

  1. a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem a sua atividade.
  2. b) Você pode recorrer às ideias de autores ou pessoas consagradas para compor seu ponto de vista. Precisa, contudo, fazer as devidas citações. Atividades com cópias indevidas não atendem aos critérios de avaliação.
  3. c) No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade.
  4. d) Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12, atividades a mão livre não serão aceitas!
  5. e) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e a anexe no ambiente específico para a atividade MAPA, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo".
  6. f) Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após finalizar o questionário, não será possível re-enviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

 

Boa criação!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

SSOC - MAPA - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL - 54/2023

Olá, estimada aluna ou aluno. Após refletirmos profundamente sobre a categoria do trabalho e suas implicações na vida humana, convido você a embarcar nesta atividade MAPA que nos conduzirá a uma análise do trabalho desempenhado pelo assistente social nas empresas privadas. Este espaço socio-ocupacional tem se destacado como uma promissora área de inserção profissional, servindo […]

2) Analisando a figura 2 do artigo, quais foram as capitais que apresentaram a menor taxa de mortalidade do COVID-19 no mês de março?

Assim, considerando as informações que constam nas Unidades I e V do seu livro didático e o artigo que você leu, responda:   1) O que é incidência? 2) Analisando a figura 2 do artigo, quais foram as capitais que apresentaram a menor taxa de mortalidade do COVID-19 no mês de março? 3) Qual foi […]

O psicopedagogo hospitalar deve adaptar suas ações considerando variáveis como o tempo de internação, o diagnóstico clínico

O psicopedagogo hospitalar deve adaptar suas ações considerando variáveis como o tempo de internação, o diagnóstico clínico, a presença ou não de classe hospitalar e o suporte familiar. Essas variáveis interferem diretamente no planejamento das atividades pedagógicas, no vínculo com o paciente e na continuidade da aprendizagem, exigindo intervenções personalizadas que respeitem a realidade de […]

MAPA - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 51_2025

MAPA - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 51_2025 Olá, pessoal! Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Comportamento do Consumidor. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado. […]

Assista ao vídeo intitulado “Minha escola - relatos de pessoas surdas sobre a Educação Básica”: https://www.youtube.com/watch?v=w78rbYexzh8

ATIVIDADE 1 - LIBRAS - 51_2025   O foco central da disciplina de Libras é a abordagem da inclusão dos surdos. Durante nossos estudos, destacamos a importância de considerar essa inclusão em múltiplos contextos sociais, incluindo educação, emprego, entretenimento, esportes e mais. Para enriquecer sua compreensão sobre esse tema, recomendamos que você assista ao vídeo […]

MAPA - LOG - GESTÃO DE ESTOQUES, ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO - 52/2023

PROBLEMATIZAÇÃO “Muitas empresas ainda avaliam o cadastro de produtos como algo de importância secundária para o negócio. É um erro. Evitar equívocos no cadastro de produtos é um procedimento fundamental para melhorar processos em áreas importantes da loja, como o controle de estoque e vendas, por exemplo.” Fonte: https://www.infovarejo.com.br/princip.... Acesso em: 22 abr. 2023.   […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp