• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - EDU - METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTSAL E FUTEBOL - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDU - METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTSAL E FUTEBOL - 51_2025

 

O processo de ensino no ambiente escolar deve conter sempre um conteúdo rico e adequado, para favorecer o desenvolvimento esportivo e aumentar o repertório motor dos alunos. Por isso, o futuro profissional de educação física deve compreender cada fase do desenvolvimento e suas características, além de ter o entendimento de como elaborar atividades que englobem alunos de ambos os sexos na sua prática escolar.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar. Maringá, 2024.

 

Assim, para realizar esta Atividade Mapa, você deverá responder às questões relacionadas aos conteúdos abordados nas Unidades III e IV do livro da disciplina:

 

Questão 01. Garganta (1998) apresenta o desenvolvimento do jogo como um processo progressivo, dividido em quatro fases, que se diferenciam a partir de três indicadores fundamentais: a estruturação do espaço, a comunicação na ação e a relação com a bola. Esses aspectos evoluem gradualmente, desde um estágio inicial mais desorganizado até um nível avançado de elaboração tática e coordenação coletiva. Com isso, descreva, de forma breve e com suas palavras, quais são essas quatro fases e suas características: 

 

Questão 02. Com base nos conceitos sobre as fases do jogo descritas por Garganta (1998), elabore duas atividades práticas para estimular o desenvolvimento dos jogadores, sendo uma para a Fase Anárquica e outra para a Fase de Elaboração.

No livro há exemplos dessas atividades, mas você deve criar propostas diferentes das apresentadas.

Itens obrigatórios para cada atividade:

Objetivo – Defina o que a atividade pretende desenvolver.

Material – Liste os itens necessários para a realização.

Organização do espaço e dos jogadores – Explique como os jogadores serão distribuídos e o espaço utilizado.

Desenvolvimento – Detalhe as ações da atividade e os comandos utilizados.

Variações – Apresente pelo menos uma adaptação para tornar a atividade mais desafiadora ou acessível.

Imagem ilustrativa – Crie uma representação visual da atividade, que pode ser feita à mão ou digitalmente. 

 

Questão 03. As mulheres enfrentaram barreiras no esporte, sendo desencorajadas ou proibidas por décadas. Com a luta por direitos, conquistaram espaço, mas ainda há desafios. Na educação física, estratégias pedagógicas inclusivas garantem a participação equitativa, promovendo respeito e adaptação das regras, incentivando a integração e colaboração entre todos os alunos. Desta forma, você deverá criar uma atividade esportiva que promova a inclusão e a participação de todos de forma equitativa. A atividade precisa ser original e não pode ser igual às propostas no livro.

Itens obrigatórios para a atividade:

Objetivo – Defina o que a atividade pretende desenvolver.

Material – Liste os itens necessários para a realização.

Organização do espaço e dos jogadores – Explique como os jogadores serão distribuídos e o espaço utilizado.

Desenvolvimento – Detalhe as ações da atividade e os comandos utilizados.

Variações – Apresente pelo menos uma adaptação para tornar a atividade mais desafiadora ou acessível.

Imagem ilustrativa – Crie uma representação visual da atividade, que pode ser feita à mão ou digitalmente.

 

Segue um exemplo da representação gráfica, página 97 do livro didático:

A representação gráfica pode ser criada da forma que o aluno entender necessário. Pode ser feita à mão e anexado foto (desde que seja legível), ou criados a partir de aplicativos de desenho. 

 

Orientações finais - Importante:

- É obrigatório a utilização do MODELO MAPA, disponível em Material da Disciplina, em seu Studeo, para realizar a atividade.

- Leia com atenção as unidades indicadas e responda às questões de forma clara e objetiva.

- É importante entender o conteúdo de cada unidade, para conseguir responder às questões.​

- Cópias parciais ou totais serão zeradas (incluindo cópias das atividades do livro).

- Poste seu arquivo em formato Word (.doc) ou PDF. Outros formatos não serão aceitos.

- Certifique-se se o arquivo enviado está correto. 

- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme a solicitação. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações pode acarretar decréscimo em sua nota.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Até o final do século XVII, a produção de vinhos era essencialmente artesanal, restrita a pequenos produtores que usavam métodos

Até o final do século XVII, a produção de vinhos era essencialmente artesanal, restrita a pequenos produtores que usavam métodos rudimentares e manuais. No entanto, a partir do século XVIII, esse panorama começou a mudar com a chegada de transformações tecnológicas e sociais que impactaram diretamente a indústria de bebidas. Uma dessas transformações alterou significativamente […]

Falar de grandes marcas e seus públicos talvez seja até mais fácil de se entender do que quando falamos de pequenas empresas que, ainda, estão nesse processo de compreender mercado, concorrentes e consumidores.

Falar de grandes marcas e seus públicos talvez seja até mais fácil de se entender do que quando falamos de pequenas empresas que, ainda, estão nesse processo de compreender mercado, concorrentes e consumidores. Afinal, nem sempre as empresas compreendem a importância em segmentar seus consumidores e acabam realizando suas ações de comunicação e marketing para […]

MAT - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II - MAPA - 54/2023

MAPA - MAT - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II - 54/2023 Olá acadêmico(a), seja bem-vindo! Nessa atividade teremos a oportunidade de explorar os máximos e mínimos de funções de duas variáveis, conteúdo este que desempenha um papel crucial em diversas áreas, desde a economia até a engenharia e a física. Até agora, você está familiarizado […]

MAPA - ADM - CULTURA DIGITAL E COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES - 51_2025

MAPA - ADM - CULTURA DIGITAL E COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES - 51_2025   Olá, estudante! Tudo bem? Preparado(a) para dar início a sua Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e analise cuidadosamente o trecho da matéria a seguir:   Comunicação é fundamental para uma equipe de alta performance Por: Gabriel de Carvalho | Notícia | 06/12/2024   […]

ATIVIDADE 1 - ECOS - COSMETOLOGIA - 51_2025

ATIVIDADE 1 - ECOS - COSMETOLOGIA - 51_2025   O grau de risco que um produto cosmético pode oferecer é determinado pelas condições de uso do produto e pela área de contato na qual será aplicado, conforme estabelece a Anvisa. BRASIL. Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos: uma abordagem sobre os ensaios físico-químicos. […]

Independente da sua posição política ou partidária realize essa atividade se concentrando na situação ocorrida como um profissional

Independente da sua posição política ou partidária realize essa atividade se concentrando na situação ocorrida como um profissional da área da segurança privada fazendo uma análise sistêmica dos erros e acertos. Para se aprofundar e ler as matérias na integra, acesse os endereços disponibilizados. https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/1009. https://www.quatenusonline.com.br/blog/erro-no-atentado-a-jair-bolsonaro/ https://www.estadao.com.br/estadao-verifica/facada-bolsonaro-comprova-explica/#:~:text=Em%206%20de%20setembro%20de,Halfeld%2C%20no%20Centro%20da%20cidade. ORIENTAÇÕES: - Realize uma leitura cuidadosa do livro […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp