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HIST - MAPA - HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
Quando pensamos em mídias de temáticas orientais, uma das mais presentes em nosso entorno são aquelas que lidam com temáticas do Japão como pano de fundo: sobretudo, no que diz respeito à mitologia ou a contos históricos, ou que pelo menos tenham recebido influências narrativas destes. Todavia, devemos nos lembrar que:

“O filme estaria nos contando uma outra história. Isto é o que ele denomina de ‘contrahistória’, que nos possibilita realizar uma contra análise da sociedade. Dessa forma, nas produções cinematográficas estariam revelados, por trás das imagens, aspectos da realidade que expressam a ideologia de uma sociedade. Devemos nos lembrar dos diversos elementos que compõem um filme, e que por isso podem nos dizer mais sobre a mentalidade de uma nação do que outro meio artístico, como o fato deles não serem produzidos apenas por um indivíduo, mas que a produção cinematográfica possui um caráter coletivo durante seu processo de criação; e que os filmes são direcionados e interessam às multidões anônimas.”

Fonte: https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1553235185_ARQUIVO_ANPUHTRABALHOCOMPLETO.pdf. Acesso em: 7 jun. 2023.

Isto é, as mídias (como, por exemplo, no caso dos filmes) são documentos históricos ricos, que podem render informações como: a sociedade contemporânea em que foi produzida e a mentalidade dessa sociedade sobre determinado período histórico.
Atualmente, no que diz respeito às mídias com temática japonesa histórica (mesmo que misturada com fantasia), somamos uma lista considerável de jogos e desenhos, tais quais Samurai X (1996-2023), Túmulo dos Vagalumes (1989), Ghost of Tsushima (2020), os sete samurais (1954), Gen Pés Descalços (1973), entre inúmeros outros títulos. Entre eles, podemos notar que o interesse atual pelo Japão se liga a histórias de poder ou de desesperança, isto é, temas humanos universais que possam interessar também aos adolescentes e jovens que compõem grande parte dos estudantes do ensino fundamental II e ensino médio.

Caro(a) estudante, pensando nessa temática e nos usos das mídias no contexto educacional, assuma o papel de um professor de história e resolva o seguinte desafio:

Uma instituição, que oferta o ensino fundamental II e ensino médio, lhe contratou como professor de história. Nas primeiras semanas de orientação sobre suas funções, foi-lhe apresentado que todas as turmas estavam defasadas no conhecimento sobre História Oriental. Este tema é desejado pela direção pelo fato da escola em questão estar presente em uma área habitada e culturalmente preenchida por descendentes de imigrantes japoneses. Nesse sentido, a diretoria expressou o desejo de que você ficasse à frente de uma oficina que informasse os alunos, de pelo menos uma das turmas, sobre a história japonesa.
Para isso, a instituição solicitou um projeto de uma oficina educacional, que contenha os seguintes pontos:

a) Ano ou série que a oficina será aplicada.
b) Unidade Temática, Objetos de Conhecimento e Habilidades que serão desenvolvidas (informações que serão inspiradas a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC).
c) Filme, série ou jogo sobre o Japão histórico que será exibido (nome e ano de estreia).
d) Metodologia (passo a passo de como a oficina ocorrerá).
e) Qual o tema principal a ser observado na mídia mostrada para discussão com os alunos.

f) Espaço em que a oficina será realizada.
g) Quanto tempo será necessário para a aplicação da oficina.
h) Avaliação aplicada aos alunos.
i) Referências que foram consultadas ou que serão necessárias para a elaboração e execução da oficina.

Orientações gerais:
- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.
- Assista ao vídeo explicativo, disponível na Sala do Café.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim observe as Normas ABNT.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Em caso de dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "Fale com o Mediador".

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