Caro aluno, você se considera uma pessoa estressada? E no ambiente de trabalho, como anda sua relação com o estresse? Devido as suas demandas e obrigações, o estresse tem afetado seu desempenho no trabalho? Vejamos o artigo a seguir:
ESTRESSE OCUPACIONAL
O conjunto e a divisão de tarefas que compõem a carga de trabalho do profissional estão associados a importantes estressores nas atividades laborais, os quais podem sofrer agravos significativos em razão de condições precárias de organização do trabalho. Muitas são as variáveis que contribuem para isso com; a baixa valorização e remuneração, descompasso entre tarefas prescritas e realizadas, escassez severa de recursos e problemas de infraestrutura.
O estresse ocupacional refere-se aos estímulos do ambiente de trabalho que exigem resposta. A caracterização de um fenômeno de estresse depende da percepção do indivíduo em avaliar os eventos como estressores. Esses eventos podem gerar estímulos com consequências físicas ou posológicas negativas. Consideram-se agentes estressores os fatores extraorganizacionais e organizacionais, individuais e de grupo.
Para a abordagem do estresse ocupacional, são consideradas as vertentes biológica, psicológica e sociológica, que, apesar de distintas, são complementares e estão interligadas. Na biológica, o estresse é caracterizado, essencialmente, pelo grau de desgaste do corpo. Os processos afetivos, emocionais e intelectuais do indivíduo correspondem à abordagem psicológica, ou seja, é a maneira pela qual este se relaciona com as outras pessoas e com o mundo ao seu redor.
Sabemos das consequências que o estresse pode causar na saúde do trabalhador, diante disso a sua tarefa nesta Atividade de Estudo 01, é elaborar um texto com no máximo 15 (quinze) linhas, contendo:
- A descrição de quais são os indicadores e as condições que poderiam ajudar na detecção de estresse ocupacional.