ATIVIDADE 3 - TEORIA DOS JOGOS - 51/2024
QUESTÃO 1
"[...] o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo. E, para lidar com essa realidade, é necessário saber identificar e analisar em que estrutura de mercado o seu negócio está inserido. Nesse sentido, é fundamental ter conhecimento sobre como funciona a concorrência entre empresas.
Esse é um dos fatores que devem ser levados em conta pelo negócio na hora de determinar preços, avaliar a quantidade produzida, os padrões de qualidade, entre outros fatores".
Fonte: https://mindminers.com/blog/concorrencia-entre-empresas/. Acesso em: 29 dez. 2022.
Considerando as características do mercado de concorrência imperfeita, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - No modelo de Cournot, uma firma determina como reagir à decisão da outra em relação ao preço do bem.
Alternativa 2 - Um monopólio natural ocorre quando existem retornos crescentes de escala e custos fixos insignificantes.
Alternativa 3 - O modelo de Bertrand sugere que a variação no preço do produto é mais estratégica do que a alcançada por meio de mudanças nas quantidades ofertadas.
Alternativa 4 - Em concorrência monopolística, existem muitas firmas que produzem bens homogêneos a custos iguais aos de mercados em concorrência perfeita.
Alternativa 5 - Em concorrência monopolística, existem muitas empresas produzindo bens diferenciados, na qual se defrontam com custos elevados de entrada e saída do mercado.
QUESTÃO 2
Para uma farmácia que funciona 24 horas por dia, a seguinte quantidade de funcionários é necessária:
Hora do dia |
Número mínimo de funcionários |
2 – 6 |
4 |
6 – 10 |
6 |
10 – 14 |
10 |
14 – 18 |
12 |
18 – 22 |
8 |
22 – 2 |
4 |
Quadro 1 - Número de funcionários por hora do dia
Fonte: o autor.
Cada funcionário possui uma jornada de trabalho referente a 8 horas consecutivas por dia. O objetivo da farmácia é encontrar o menor número necessário de funcionários de modo que a necessidade mínima seja obedecida.
Considerando que o problema apresentado possui seis variáveis de decisão, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- As restrições de não negatividade do problema são x1 ≥ 0, x2 ≥ 0, x3 ≥ 0, x4 ≥ 0, x5 ≥ 0 e x6 ≥ 0.
PORQUE
- As restrições de não negatividade representam os objetivos principais da empresa, que consistem em minimizar o número de funcionários necessários.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
A teoria dos jogos estuda as decisões que são tomadas em um ambiente em que diversos jogadores interagem. Tal teoria foi desenvolvida, principalmente, para compreender o comportamento dos jogadores e definir estratégias.
Fonte: FIANI, R. Teoria dos Jogos. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2006.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
- A estratégia dominante diz respeito à estratégia bem-sucedida para um participante, independentemente do que possa fazer seu oponente.
- O equilíbrio de Nash é um conjunto de estratégias em que cada um dos participantes faz o melhor que pode sem levar em consideração as estratégias dos oponentes.
III. Existirá uma estratégia dominante quando a melhor estratégia para um jogador depender daquela adotada pelo oponente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4
Duas emissoras de TV (A e B) estão concorrendo entre si para obter índices de audiência no horário entre 20 e 21 horas; e entre 21 e 22 horas em determinada noite na semana. Cada uma delas, preparando-se para a disputa, conta com dois programas para preencher esse horário. Elas poderão veicular seu programa “principal” no primeiro horário (20-21h) ou no segundo horário (21-22h). As possíveis combinações de decisões levam aos seguintes resultados em termos de “pontos de audiência”:
|
|
Emissora B |
|
|
Primeiro horário |
Segundo horário |
Emissora A |
Primeiro horário |
15, 15 |
29, 27 |
Segundo horário |
7, 19 |
17, 27 |
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Esse jogo não possui equilíbrio de Nash.
PORQUE
- O equilíbrio de Nash é um conjunto de estratégias em que cada um dos participantes faz o melhor que pode levando em consideração as estratégias dos oponentes.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (Gabarito Oficial)
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
A teoria dos jogos é muito útil para analisar o processo decisório nas empresas. Nesse sentido, considere o jogo entre duas empresas (A e B), apresentado no quadro a seguir:
|
|
Empresa B |
|
|
Cooperar |
Não cooperar |
Empresa A |
Cooperar |
–10, –10 |
0, –20 |
Não cooperar |
–20, 0 |
–5, –5 |
A empresa A pode escolher entre duas estratégias, "cooperar" ou "não cooperar". O jogador B também pode escolher entre estas duas estratégias, "cooperar" ou "não cooperar".
Considerando que as duas empresas buscam maximizar os seus ganhos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - Este jogo não admite nenhum equilíbrio de Nash.
Alternativa 2 - Neste jogo a empresa A não possui estratégia dominante.
Alternativa 3 - Se a empresa A escolher "cooperar" e a empresa B também escolher "cooperar", estará caracterizado um equilíbrio de Nash.
Alternativa 4 - Se a empresa A escolher "cooperar" e a empresa B escolher "não cooperar", estará caracterizado um equilíbrio de Nash.
Alternativa 5 - Se a empresa A escolher "não cooperar" e a empresa B também escolher "não cooperar", estará caracterizado um equilíbrio de Nash.
QUESTÃO 6
A Programação Linear é uma das técnicas da Pesquisa Operacional mais utilizada ao tratar de problemas de otimização. Os problemas dessa técnica procuram a distribuição eficiente de recursos limitados para atender a um determinado objetivo, em geral, maximizar lucros ou minimizar custos.
Fonte: SILVA, S. S. da. Teoria dos Jogos. Maringá: UniCesumar, 2022.
A partir do exposto e considerando as principais suposições necessárias para realizar as modelagens matemáticas da Programação Linear, analise as afirmativas a seguir:
- A função objetivo é uma função matemática que está relacionada com o objetivo principal do tomador de decisão.
- As variáveis de decisão são as variáveis utilizadas no modelo que não podem ser controladas pelo tomador de decisão.
III. As restrições se referem às limitações dos recursos ou atividades associadas ao modelo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - II e III, apenas.
QUESTÃO 7
Quando estudamos jogos simultâneos, o nosso interesse será determinar que combinação de estratégias os jogadores poderão adotar, isto é, quais serão suas ações e quais consequências essas ações terão aos jogadores, desde que eles ajam racionalmente.
Fonte: SILVA, S. S. da. Teoria dos Jogos. Maringá: UniCesumar, 2022.
Considere o jogo do quadro a seguir:
|
|
Jogador 2 |
|
|
X |
Y |
Jogador 1 |
A |
30, 50 |
70, 40 |
B |
50, 100 |
20, 30 |
Com base nesse jogo e nos seus conhecimentos em Teoria dos Jogos, analise as afirmativas a seguir:
- Nesse jogo as estratégias A e X são dominantes para os jogadores 1 e 2, respectivamente.
- Para o jogador 2 temos que a estratégia X é dominante.
III. Para o jogador 1 temos que a estratégia B é dominante.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - II e III, apenas.
QUESTÃO 8
A teoria dos jogos se desenvolveu a partir de estudos sobre economia e matemática, através de situações estratégicas em que um jogador precisa fazer as melhores escolhas, porém existe uma relação de interdependência com outros jogadores. Com relação às decisões e interações, os jogos podem ser simultâneos, sequenciais e repetitivos.
Fonte: FIANI, R. Teoria dos Jogos. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2006.
Sobre jogos simultâneos, sequenciais e repetitivos, analise as afirmativas a seguir:
- Nos jogos simultâneos o próximo jogador tem conhecimento da jogada de seu antecessor.
- Nos jogos sequenciais os jogadores fazem os movimentos simultaneamente.
III. Os jogos repetitivos são uma amostragem de como induzir a cooperação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas. (Gabarito Oficial)
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - II e III, apenas.
QUESTÃO 9
A discriminação de preços consiste em vender o mesmo produto por preços diferentes. Essa prática permite que a organização capture o excedente do consumidor, que é a diferença entre o preço que o consumidor está disposto a pagar por certo produto e o preço que realmente foi pago.
Fonte: SILVA, S. S. da. Teoria dos Jogos. Maringá: UniCesumar, 2022.
A discriminação de preços é uma prática recorrente no mercado que busca elevar o lucro dos vendedores. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - Descontos associados à quantidade comprada são exemplos de discriminação de preços de terceiro grau.
Alternativa 2 - Meia entrada para estudantes e descontos para idosos são exemplos de discriminação de preços de segundo grau.
Alternativa 3 - Os preços de um vendedor que pratica a discriminação de preços de primeiro grau variam entre pessoas e quantidades vendidas. Alternativa 4 - As promoções do tipo "Leve 3 e pague 2" que encontramos em supermercados e lojas são exemplos de discriminação de preços de primeiro grau.
Alternativa 5 - A cobrança por faixas de consumo praticada por empresas fornecedoras de energia elétrica é um exemplo de discriminação de preços de terceiro grau.
QUESTÃO 10
Uma fábrica produz dois tipos de brinquedos de madeira: caminhões (denominado x1) e tratores (denominado x2). Um caminhão é vendido por R$ 30 e usa R$ 10 de matéria-prima. Cada caminhão fabricado eleva os custos diretos de mão de obra e custos indiretos em R$ 15. Um trator é vendido a R$ 25 e utiliza R$ 10 de matéria-prima. Cada trator aumenta os custos diretos e indiretos em R$ 10. A fabricação requer funcionários com duas habilidades diferentes: carpintaria e pintura. A fabricação de um caminhão requer 2 horas de um pintor e 1 hora de carpinteiro. Um trator demanda 1 hora de pintura e 1 hora de carpintaria. Para cada semana, a fábrica pode conseguir toda a matéria-prima necessária, mas apenas 90h de pintura e 70h de carpintaria. A demanda para os caminhões e trens são ilimitadas.
Considerando o exposto e que a fábrica quer maximizar o lucro semanal, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- As restrições desse modelo são x1 + 2x2 ≤ 90 (pintor) e 2x1 + x2 ≤ 70 (carpinteiro), além das condições de não negatividade x1 ≥ 0 e x2 ≥ 0.
PORQUE
- As restrições indicam as limitações dos recursos ou das atividades associadas ao modelo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (Gabarito Oficial)
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 11
A Teoria dos Jogos abrange conceitos como jogadores, estratégias, payoffs e equilíbrio de Nash, sendo amplamente aplicada em diversos campos, como economia, ciências políticas e biologia evolutiva. Essa abordagem analítica oferece insights valiosos para compreender o comportamento humano em contextos complexos e estratégicos.
Fonte: FIANI, Ronaldo. Teoria dos Jogos. Elsevier Brasil, 2006.
Considerando as características dos jogos cooperativos e não cooperativos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 - Em jogos cooperativos, as estratégias são mantidas em segredo, enquanto em jogos não cooperativos, a transparência nas estratégias é fundamental para o equilíbrio.
Alternativa 2 - A principal diferença entre jogos cooperativos e não cooperativos é que, nos jogos cooperativos, não há possibilidade de alcançar um equilíbrio de Nash, ao contrário dos jogos não cooperativos.
Alternativa 3 - Em jogos cooperativos, os participantes competem entre si para maximizar seus próprios benefícios, enquanto em jogos não cooperativos, há a busca por soluções que beneficiem a todos.
Alternativa 4 - Jogos não cooperativos referem-se a situações onde os jogadores colaboram para atingir objetivos comuns, enquanto em jogos cooperativos, cada jogador busca maximizar seus próprios ganhos individuais.
Alternativa 5 - Jogos cooperativos envolvem interações estratégicas onde os jogadores podem fazer acordos para alcançar resultados mutuamente benéficos, ao contrário dos jogos não cooperativos, onde a competição prevalece.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 12
Com base na Teoria dos Jogos, os componentes fundamentais que definem um jogo incluem os jogadores, as ações (ou interações), as estratégias, as recompensas (ou payoffs) e a função de recompensa.
Fonte: FIANI, Ronaldo. Teoria dos Jogos. Elsevier Brasil, 2006.
Considerando o texto acima e os estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir.
- Um jogo, refere-se a uma situação de interação estratégica entre dois ou mais jogadores, onde cada jogador toma decisões que afetam não apenas seus próprios resultados, mas também os resultados dos outros participantes.
- As estratégias representam as consequências ou benefícios associados a cada combinação de escolhas feitas pelos jogadores.
III. As ações representam as escolhas disponíveis para cada jogador.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 13
Duas editoras de livros (X e Y) estão competindo para obter vendas no horário de lançamento de seus novos títulos, tanto no primeiro dia quanto no segundo dia da semana. Cada editora, preparando-se para a competição, decide lançar seu livro "destaque" no primeiro dia ou no segundo dia. As possíveis combinações de decisões levam aos seguintes resultados em termos de "vendas":
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|
Editora Y |
|
|
Primeiro dia |
Segundo dia |
Editora X |
Primeiro dia |
20, 20 |
34, 32 |
Segundo dia |
12, 24 |
22, 32 |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Com base no exposto acima e considerando os estudos da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O equilíbrio de Nash é alcançado quando a Editora X escolhe a estratégia ‘primeiro dia’ e Editora Y escolhe a estratégia ‘segundo dia’.
PORQUE
- O equilíbrio de Nash é um conjunto de estratégias em que cada um dos participantes faz o melhor que pode levando em consideração as estratégias dos oponentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 14
Duas empresas de tecnologia (A e B) estão competindo para desenvolver e lançar um novo produto inovador no mercado. Cada empresa tem a opção de investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para criar o produto, ou não investir e aguardar. Para que possam tomar a melhor decisão, calcularam o lucro potencial (em milhares de reais) para cada situação dentro do mercado. Os payoffs para cada estratégia podem ser representados na matriz a seguir:
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|
Empresa B |
|
|
Investe |
Não investe |
Empresa A |
Investe |
10, 15 |
5, 5 |
Não investe |
0, 12 |
8, 10 |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Com base nesse jogo e nos seus conhecimentos em Teoria dos Jogos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 - Para a empresa A, a estratégia não investir é dominante.
Alternativa 2 - Existe uma estratégia dominante para ambas as empresas.
Alternativa 3 - Existe uma estratégia dominante apenas para a empresa A.
Alternativa 4 - Existe uma estratégia dominante apenas para a empresa B.
Alternativa 5 - Existe um equilíbrio de Nash, se as duas empresas não investirem.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 15
Uma fábrica produz dois tipos de brinquedos de madeira: caminhões (denominado x1) e tratores (denominado x2). Um caminhão é vendido por R$ 30 e usa R$ 10 de matéria-prima. Cada caminhão fabricado eleva os custos diretos de mão de obra e custos indiretos em R$ 15. Um trator é vendido a R$ 25 e utiliza R$ 10 de matéria-prima. Cada trator aumenta os custos diretos e indiretos em R$ 10. A fabricação requer funcionários com duas habilidades diferentes: carpintaria e pintura. A fabricação de um caminhão requer 2 horas de um pintor e 1 hora de carpinteiro. Um trator demanda 1 hora de pintura e 1 hora de carpintaria. Para cada semana, a fábrica pode conseguir toda a matéria-prima necessária, mas apenas 90h de pintura e 70h de carpintaria. A demanda para os caminhões e trens são ilimitadas.
Considerando o exposto e que a fábrica quer maximizar o lucro semanal, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- As restrições desse modelo são x1 + 2x2 ≤ 90 (pintor) e 2x1 + x2 ≤ 70 (carpinteiro), além das condições de não negatividade x1 ≥ 0 e x2 ≥ 0.
PORQUE
- As restrições indicam as limitações dos recursos ou das atividades associadas ao modelo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 16
Duas operadoras de telefonia (X e Y) estão competindo para oferecer um novo serviço de roaming internacional aos seus clientes. Cada operadora tem a opção de cooperar com a outra, compartilhando recursos para oferecer um serviço de qualidade, ou não cooperar, buscando maximizar seus próprios ganhos. Os payoffs, representando os ganhos ou percas, para cada estratégia podem ser representados na matriz a seguir:
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Empresa Y |
|
|
Cooperar |
Não cooperar |
Empresa X |
Cooperar |
–5, –5 |
0, –10 |
Não cooperar |
–10, 0 |
–1, –1 |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando que as duas empresas buscam maximizar os seus ganhos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 - Este jogo não admite nenhum equilíbrio de Nash.
Alternativa 2 - Neste jogo a empresa X não possui estratégia dominante.
Alternativa 3 - Se a empresa X escolher cooperar e a empresa Y escolher não cooperar, estará caracterizado um equilíbrio de Nash.
Alternativa 4 - Se a empresa X escolher cooperar e a empresa Y também escolher cooperar, estará caracterizado um equilíbrio de Nash.
Alternativa 5 - Se a empresa X escolher não cooperar e a empresa Y também escolher não cooperar, estará caracterizado um equilíbrio de Nash.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 17
Na teoria dos jogos, os jogos simultâneos representam uma categoria fundamental que envolve situações em que os jogadores tomam decisões de forma simultânea e sem conhecimento direto das escolhas dos outros participantes. Nesse contexto, estratégias ótimas são determinadas considerando as escolhas possíveis dos adversários e os possíveis resultados resultantes de combinações específicas de decisões.
Fonte: SILVA, Sidinei Silvério da. Teoria dos Jogos. Maringá: Unicesumar, 2022.
Considere o jogo abaixo:
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Jogador 2 |
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X |
Y |
Jogador 1 |
A |
30, 40 |
40, 30 |
B |
40, 20 |
50, 40 |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Com base nesse jogo e nos seus conhecimentos em Teoria dos Jogos, avalie as afirmações a seguir.
- Nesse jogo as estratégias A e X são dominantes para os jogadores 1 e 2, respectivamente.
- Para o jogador 2 temos que a estratégia X é dominante.
III. Para o jogador 1 temos que a estratégia B é dominante.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 18
A discriminação de preços consiste em vender o mesmo produto por preços diferentes. Essa prática permite que a organização capture o excedente do consumidor, que é a diferença entre o preço que o consumidor está disposto a pagar por certo produto e o preço que realmente foi pago.
Fonte: SILVA, S. S. da. Teoria dos Jogos. Maringá: UniCesumar, 2022.
A discriminação de preços é uma prática recorrente no mercado que busca elevar o lucro dos vendedores. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - Descontos associados à quantidade comprada são exemplos de discriminação de preços de terceiro grau.
Alternativa 2 - Meia entrada para estudantes e descontos para idosos são exemplos de discriminação de preços de segundo grau.
Alternativa 3 - Os preços de um vendedor que pratica a discriminação de preços de primeiro grau variam entre pessoas e quantidades vendidas.
Alternativa 4 - As promoções do tipo "Leve 3 e pague 2" que encontramos em supermercados e lojas são exemplos de discriminação de preços de primeiro grau.
Alternativa 5 - A cobrança por faixas de consumo praticada por empresas fornecedoras de energia elétrica é um exemplo de discriminação de preços de terceiro grau.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 19
A Programação Linear é uma das técnicas da Pesquisa Operacional mais utilizada ao tratar de problemas de otimização. Os problemas dessa técnica procuram a distribuição eficiente de recursos limitados para atender a um determinado objetivo, em geral, maximizar lucros ou minimizar custos.
Fonte: SILVA, S. S. da. Teoria dos Jogos. Maringá: UniCesumar, 2022.
A partir do exposto e considerando as principais suposições necessárias para realizar as modelagens matemáticas da Programação Linear, analise as afirmativas a seguir:
- A função objetivo é uma função matemática que está relacionada com o objetivo principal do tomador de decisão.
- As variáveis de decisão são as variáveis utilizadas no modelo que não podem ser controladas pelo tomador de decisão.
III. As restrições se referem às limitações dos recursos ou atividades associadas ao modelo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - II e III, apenas.