• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

3. O que os autores Cruz e Castro (2019) concluem sobre o papel do formador (professor da disciplina de didática) nas conclusões do artigo?

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - EDU - DIDÁTICA - 51_2025

 

Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de Didática está passando por um processo de diversificação, caracterizado pela ampliação das possibilidades no contexto de seu ensino. Esse movimento ocorre em função da incorporação de novos elementos no campo, como as perspectivas multiculturais e interculturais, a diversidade de conhecimentos estruturantes e a crescente complexidade associada à docência. Contudo, Libâneo (2008 apud CRUZ e CASTRO, 2019) adota uma visão crítica desse momento, apontando para uma perda de foco no ensino de Didática, marcada pela secundarização do ato de "ensinar e aprender" (CRUZ e CASTRO, 2019).

 

CRUZ, Giseli Barreto da; CASTRO, Pedro Henrique Zubcich Caiado de. A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes. Pro-Posições | Campinas–SP | V. 30 | e20160106 | 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/kJrVmZBcG7XtSWpB4hxqHps/

 

Considerando o artigo (disponível no ambiente da disciplina), intitulado “A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes” de Cruz e Castro (2019), responda as seguintes questões:

  1. Conforme o texto, qual o conceito do termo “raciocínio pedagógico”, proposto por Shulman (2004 apud CRUZ e CASTRO, 2019)?
  1. O artigo pontua que o processo de raciocínio pedagógico do professor se sustenta em esquemas gerais do conhecimento de base para a docência que podem ser categorizados em sete fontes. Cite essas sete fontes evidenciadas no texto por Cruz e Castro (2019) em acordo com Shulman (2004).
  1. O que os autores Cruz e Castro (2019) concluem sobre o papel do formador (professor da disciplina de didática) nas conclusões do artigo?

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Os silos agrícolas representam uma das principais estratégias de armazenagem de grãos no Brasil. A armazenagem, por si só, permite a conservação dos grãos para venda em

ATIVIDADE 1 - SEG - SEGURANÇA DO TRABALHO AGRÍCOLA - 51_2025   Os silos agrícolas representam uma das principais estratégias de armazenagem de grãos no Brasil. A armazenagem, por si só, permite a conservação dos grãos para venda em momentos mais oportunos ao produtor, o que pode configurar uma oportunidade de melhoria nos preços pagos […]

MAPA - PSICO - MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM - 51_2025

MAPA - PSICO - MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM - 51_2025 No contexto educacional contemporâneo, as demandas do mercado de trabalho e da sociedade exigem habilidades como: pensamento crítico, criatividade, colaboração e autonomia. As escolas, como espaços de formação integral, precisam adaptar-se a essas exigências, oferecendo aos alunos experiências de aprendizagem mais dinâmicas e interativas. Para isso, […]

Sistemas de Informação (SI) referem-se a um conjunto organizado de componentes que coletam, processam, armazenam e distribuem informações com o objetivo de apoiar a

ATIVIDADE 1 - SECR - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 51_2025   Sistemas de Informação (SI) referem-se a um conjunto organizado de componentes que coletam, processam, armazenam e distribuem informações com o objetivo de apoiar a tomada de decisões, o controle e a coordenação dentro de uma organização. O sistema de informação desempenha um papel fundamental […]

ATIVIDADE 1 – PED – GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 52/2023

A formação do gestor educacional e escolar precisa perceber a organização interna, as relações humanas que acontecem no interior da escola e a sua cultura. Nos currículos de nossos cursos de Pedagogia, quase todas as disciplinas enfocam assuntos que dificilmente encontram paralelos no cotidiano da educação escolar. Não se pode mais pensar a escola com […]

CCONT - CONTABILIDADE DE CUSTOS - MAPA - 54/2023

MAPA - CCONT - CONTABILIDADE DE CUSTOS - 54/2023 Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis. ​Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos aprendidos na disciplina de Contabilidade de Custos! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber: Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio. Segunda etapa: CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR […]

PSICO - MAPA - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA - 54/2023

A pesquisa é fundamental para todo o aluno de Ensino Superior e para sua formação de qualidade. Ao longo do curso de graduação, por exemplo, os acadêmicos se deparam com a pesquisa durante a realização de atividades, consultas de materiais extras para entender mais sobre o assunto das aulas, dentre outras práticas. Dessa forma, pergunto, […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp