• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

2 - Identificação da topologia utilizada: com base nas informações da infraestrutura, determine e justifique a topologia usada em cada rede.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - REDES DE COMPUTADORES - 51_2025

 

Olá, estudante! Agora é hora de aplicar os conceitos aprendidos na disciplina em um cenário prático. Vamos lá?

 

Fase 1: Cenário

 

A Tecnologia da Informação (TI) é um pilar essencial no desenvolvimento de projetos de software, impactando diretamente na eficiência, segurança e escalabilidade das soluções empresariais. De acordo com Tanenbaum e Wetherall (2011), a infraestrutura de redes de computadores desempenha um papel crucial na conectividade entre sistemas, influenciando a comunicação e o compartilhamento de dados em ambientes corporativos.  Além disso, Laudon e Laudon (2020) ressaltam que a TI não apenas possibilita a automação e otimização dos processos organizacionais, mas também é um fator determinante para a inovação e competitividade das empresas no cenário global.

 

Fonte: LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2020.

TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. J. Redes de computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

 

Nesse contexto, imagine que você foi contratado como especialista em redes para projetar e implementar a infraestrutura de TI de uma empresa. Sua missão será configurar uma rede segura e eficiente, garantindo a comunicação entre diferentes setores e dispositivos essenciais para as operações empresariais.

 

Fase 2: Infraestrutura Básica

 

Você analisará a infraestrutura descrita a seguir. Conforme relatado pelos diretores da empresa, a empresa possui as seguintes redes conectadas ao mesmo servidor central:

Rede 1: Componentes e necessidades:

- Duas redes independentes e gerenciáveis para distribuição do tráfego.

- Um ponto de acesso Wi-Fi dedicado.

- Seis desktops conectados via cabo.

- Três tablets corporativos conectados por IP dinâmico.

- Um servidor de arquivos.

- A comunicação entre a Rede 1 e o servidor deverá ser protegida.

Rede 2: Componentes e necessidades:

Quatro workstations conectadas à rede que liga ao servidor.

Um dos computadores será o do gerente de TI, que terá um scanner de documentos ligado diretamente.

Dois terminais de autoatendimento para uso dos funcionários ligados ao servidor.

Servidor Central: Configuração

O servidor deverá fornecer IPs dinâmicos aos dispositivos conectados à rede, além de ser um servidor resolvedor de domínios.

Para acesso à internet, o servidor deverá prover um acesso seguro a determinados protocolos, assim como restringir o acesso a determinados projetos web.

 

Fase 3: Endereçamento IP

 

Devemos lembrar que um computador não será útil se não tiver um IP atribuído; assim, você deverá configurar todos os computadores. Como temos duas redes, cada uma seguirá um endereço diferente baseado em seu RA, vejamos um exemplo:

 

RA 2525751-5

 

Rede 01 a base é o último dígito de seu RA antes do traço: 192.168.1.X  

Rede 02 a base é o penúltimo dígito de seu RA antes do traço: 192.168.5.X  

 

Caso Especiais

RA 2525703-5 Em caso de dígito zero colocar 1 no lugar: RA 2525713-5

RA 2525733-5 Em caso de dígito iguais somar +1 no penúltimo dígito: RA 2525743-5

RA 2525701-5 Em caso de dígito zero e iguais colocar 1 no lugar do zero e adicionar +1 ao outro valor: RA 2525712-5

RA 2525710-5 Em caso de dígito zero e iguais colocar 1 no lugar do zero e adicionar +1 ao outro valor: RA 2525721-5

 

OBS.: cada equipamento deverá ter um IP atribuído (Impressoras, repetidores, roteadores Wi-Fi). No caso de equipamentos com IPs Dinâmicos, não é necessário informar o IP.

 

Fase 4: Execução

 

Sua missão é apresentar uma proposta aos diretores da empresa, que respondam e orientem sobre os questionamentos apresentados a seguir.

 

1 - Indicação da ferramenta de segurança: Firewall ou Proxy? Justifique a escolha.

2 - Identificação da topologia utilizada: com base nas informações da infraestrutura, determine e justifique a topologia usada em cada rede.

3 - Descrição da equipe em cada setor: quantidade de equipamentos em cada sala e sua capacidade de profissionais a serem alocados.

4 - Configuração de IPs: apresente a tabela com os endereços definidos para cada dispositivo.

 

O que você entregará?

Você deverá apresentar as respostas para todos os questionamentos apresentados na Fase 4, respondendo ao que foi pedido. Atente-se para a clareza de sua resposta, deve atender exatamente e por completo ao que está sendo solicitado no comando.

 

IMPORTANTE:

 

- Acesse o link do vídeo que o professor da disciplina gravou com orientações para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: MATERIAL DA DISCIPLINA.

- Responda à atividade seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.

- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Formulário de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina. Envie em formato .doc, .docx ou .pdf.

- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

- Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!

- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme as normas da Instituição de Ensino.

- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

- Atenção ao prazo de entrega. Evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

De acordo com nossos estudos acerca dos índices, eles podem ser entendidos como a comparação entre duas grandezas.

De acordo com nossos estudos acerca dos índices, eles podem ser entendidos como a comparação entre duas grandezas. Um exemplo amplamente conhecido e relevante é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Considerando o tema sobre indicadores educacionais, mais especificamente o IDEB, a seguir, assinale a opção que denota como o seu cálculo […]

TEOL - MAPA - HISTÓRIA DA IGREJA I - 54/2023

MAPA - INFLUÊNCIAS GREGAS NA RELIGIÃO CRISTÃ Pensar sobre as influências do pensamento grego na religião cristã é, ao mesmo tempo, reconhecer que o cristianismo possui uma história, ou seja, não surge do nada. A princípio, os mais dogmáticos olharam com certo ceticismo para esta afirmação, mas nós, pesquisadores e futuros teólogos, precisamos fiar nossas ideias […]

ATIVIDADE 1 - ECOS - COSMETOLOGIA - 51_2025

ATIVIDADE 1 - ECOS - COSMETOLOGIA - 51_2025   O grau de risco que um produto cosmético pode oferecer é determinado pelas condições de uso do produto e pela área de contato na qual será aplicado, conforme estabelece a Anvisa. BRASIL. Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos: uma abordagem sobre os ensaios físico-químicos. […]

Portanto, esses documentos apresentam-se como ferramentas estratégicas para a definição e execução de políticas públicas para a área, concebidos como veículos de proposição de

Portanto, esses documentos apresentam-se como ferramentas estratégicas para a definição e execução de políticas públicas para a área, concebidos como veículos de proposição de demandas específicas frente às várias políticas de atendimento e de estímulo do diálogo público com a sociedade civil. Tais textos normativos permeiam a preocupação com a qualidade de vida e pertencimento […]

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo legal que serve de referência para a elaboração dos currículos de todas as escolas de educação

ATIVIDADE 1 - LET - METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA I - 51_2025   Elaborado com o intuito de normatizar e orientar os educadores acerca de alguns fatores fundamentais das disciplinas que compõem o currículo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) abrangem todos os níveis da educação básica, das escolas públicas e privadas do país. […]

EDUESP - ESTUDOS E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - EDUESP - ESTUDOS E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 54/2023   O cenário educacional está mudando continuamente para atender às demandas cognitivas da atual geração de estudantes, conhecidos como nativos digitais. Esses indivíduos estão imersos em um ambiente voltado para a tecnologia desde a infância e são bem versados em […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp