Como base para nossa questão, trago um Estudo de Caso da Empresa MadeiraMadeira, que tem suas vendas 100% on-line, mas como tudo nessa vida, tiveram seus desafios.
Sobre a Empresa
No início, a MadeiraMadeira era um call center disfarçado de e-commerce. Funcionava como um catálogo on-line: depois de encontrar o produto, o cliente ligava e a venda era fechada por telefone. No primeiro ano, os empreendedores conseguiram caixa próprio. No segundo, um empréstimo da Caixa sem garantia. Já no terceiro, depois de uma fraude com prejuízo de R$ 300 mil, eles tinham tudo para quebrar. Foi um empréstimo das irmãs que fez a MadeiraMadeira continuar no jogo. Contudo, aquela era uma carta que não poderia ser usada duas vezes. Para garantir mais recursos, eles precisariam de investidores. Em 2012, a MadeiraMadeira fez sua primeira rodada com Monashees, Kaszek e Frybridge no valor de R$ 8 milhões. Para além do capital, os investidores também ajudaram na evolução do modelo de negócio. No final daquele mesmo ano, eles foram para os EUA fazer um benchmark com a WayFair e a Build.com para entender o modelo de dropshipping, uma estratégia de logística sem estoque que aumenta a escala e a flexibilidade do e-commerce. O sonho por trás da MadeiraMadeira é ser uma super plataforma de produtos e serviços para casa. Na pirâmide das necessidades, os três decidiram começar com a fundação, literalmente. Dar acesso a móveis de qualidade por um preço justo é uma forma de ajudar as pessoas a construírem a base de onde cada um parte toda manhã: a própria casa. Assim, podem avançar para buscar outras necessidades de realização pessoal. Hoje, Daniel, Marcelo e Robson, junto de mais de 800 pessoas, oferecem mais de 1,5 milhão de produtos a mais de 3 milhões de clientes por um modelo que é híbrido de e-commerce e marketplace.
Fonte: https://endeavor.org.br/empreendedor/daniel-scandian/. Acesso em: 25 jan. 2024.
ATIVIDADE PROPOSTA:
O e-commerce é responsável pela maioria das empresas abertas no país. Com o e-commerce, muitos negócios decolaram e a maneira de comprar tem se modificado ao longo tempo. Desta forma, levando em consideração o texto e com base no estudo de caso, responda:
a) Como a fraude enfrentada pela MadeiraMadeira poderia ter sido evitada? Quais poderiam ter sido as consequências para a empresa caso não tivessem conseguido o empréstimo? (sua resposta deverá conter de 3 a 5 linhas)
b) Levando em consideração a “história” de empreendedorismo da MadeiraMadeira, e o seu desenvolvimento após o benchmarking efetuado, descreva com suas palavras qual a importância do benchmarking para o empreendedorismo e, o que você acredita que poderia ter mudado na história da empresa se tivesse feito esse benchmarking logo no começo? (sua resposta deverá conter de 3 a 5 linhas).
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- A Unidade 3 do nosso livro irá lhe ajudar na realização desta atividade.
- Assista ao vídeo explicativo gravado pela Professora da disciplina, com orientações para a realização da Atividade de Estudo 1.
- Descreva com suas próprias palavras (não será permitido cópias do livro ou sites).
- Muita atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema não podendo respondê-la novamente.
ATENÇÃO: para responder à atividade, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.