1ª QUESTÃO
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O Sistema de Informação de Marketing (SIM) tem por objetivo principal fornecer dados para assim gerar
informações relevantes para os gestores das organizações. No entanto, quando existe um excesso
de informação, fica difícil para o gestor tomar a decisão mais assertiva. Na literatura existe alguns modelos
de Sistema de informação de marketing (SIM). Alguns modelos abordam mais a gestão tática, outros focam
na gestão estratégica, mas todos podem ser adaptados e adequados à diferentes empresas e estruturas
organizacionais.
Adaptado de: NOGAMI, V. K. da. C.; RODRIGUES, F. da. S.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado.
Maringá: Unicesumar, 2019.
Na figura, a seguir, vemos o modelo sistema de Informação de Marketing de Kotler, neste modelo, podemos
ver subsistemas envolvendo o ambiente de marketing, composto por variáveis semi controláveis e
incontroláveis.
Fonte: o Autor.
Considerando o texto e o modelo anterior, avalie as afirmativas a seguir.
I. Sistemas de Inteligência de marketing são os dados obtidos de forma inteligente e estruturada. Dados
obtidos da própria organização, ou por meio de uma empresa contratada.
II. As variáveis controláveis são as internas e, especificamente na área de marketing, são conhecidas como
4 P’s: produto, propaganda, preço, e participação do mercado, sobre as quais os gestores de marketing têm
controle e podem manipular.
III. As variáveis semi-controláveis são aquelas com as quais a organização tem maior proximidade, mas não
são totalmente controláveis, como os fornecedores, clientes, intermediários, representantes, distribuidores,
as associações etc.
IV. O Sistema de apoio às decisões de marketing é utilizado pelos administradores de marketing na
interpretação dos dados e informações coletados. Este sistema integra todo o processo de coleta,
armazenamento, análise e comunicação das informações.
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É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
2ª QUESTÃO
“De acordo com os autores Chiusoli e Ikeda (2010 apud Rodrigues, Nogami e Van Dal) existe um roteiro
para construir um SIM, que direciona de forma sistemática e objetiva o processo de coleta, armazenamento
e processamento das informações, são eles: o Estágio Preliminar, o Estágio de Banco de Dados, o Estágio de
Banco Estatístico e o Estágio de Banco de Modelos”.
Adaptado de: NOGAMI, V. K. da. C.; RODRIGUES, F. da. S.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado.
Maringá: Unicesumar, 2020.
Sobre o roteiro de formulação do sistema de informações em marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. No estágio preliminar, a colaboração dos usuários é fundamental, pois se não existir este apoio, o melhor
projeto de SIM existente não entra em funcionamento.
II. A etapa de banco de dados incide na busca em si das informações. As fontes para captar informações
para auxílio na tomada de decisão são infinitas, porém sabendo qual objetivo da informação que se busca, é
possível diminuir o esforço e a dificuldade na coleta de dados.
III. A etapa de banco estatístico tem como foco analisar a confiabilidade e a validade dos dados, ou seja,
verificar a qualidade dos dados, se eles foram coletados corretamente, se são atuais, se não há nenhum viés
nas respostas e se há confiança para acreditar nos resultados que os dados fornecem.
IV. O SIM também deve ser de conhecimento da alta administração das empresas, pois não adianta muito
um excelente sistema se não tiver apoio e sustentação política dos gestores-chave. O apoio à decisão
acontece em nível operacional, tático e estratégico. Portanto, o estágio preliminar consiste em preparar o
ambiente organizacional para a construção do SIM.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
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A Teoria Geral dos Sistemas visa à criação de princípios válidos para todos os tipos de sistemas. Desta forma,
suas principais características são: a integração entre as várias ciências, tanto sociais quanto naturais; a
centralização dessa interação em apenas uma teoria; o desenvolvimento de uma teoria exata, nos campos
não físicos da ciência; e a união com a educação científica.
Fonte: RODRIGUES, F. da S.; NOGAMI, V. K. da C.; VAN DAL, J. Inteligência de Mercado. Maringá:
UniCesumar, 2019.
Sobre os componentes dos sistemas de informação, analise as afirmativas a seguir.
I. Entradas são as forças iniciais para o sistema iniciar o seu processo, e saída é todo o resultado do processo
de transformação.
II. Somente as entradas devem estar ligadas ao objetivo geral do sistema de informação, uma vez que as
saídas não são passíveis de controle.
III. O controle tem o objetivo de verificar, principalmente, se as saídas estão condizentes com os objetivos
traçados. Para isso, é necessário estabelecer uma medida de desempenho do sistema, chamada padrão.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
V, V, V.
V, F, V.
F, V, F.
F, F, V.
F, F, F.
4ª QUESTÃO
Ao mesmo tempo em que buscam por ofertas customizáveis e atendimento individualizado, os clientes se
comportam menos como indivíduos e mais como redes conectadas e em interação. Por isso, as
organizações devem estar atentas e aproveitar as oportunidades de mercado a fim de engajar-se, cada vez
mais, com suas redes de clientes. As empresas devem buscar novos referenciais para reformular o
posicionamento estratégico, com o intuito de entender tais redes dinâmicas de clientes como ativos
poderosos e repensar o funil para a evolução constante. Considerando as fontes tecnológicas como
facilitadores estratégicos, é possível entender o comportamento e necessidades dos consumidores e ampliar
a proposta de valor, a fim de aumentar a vantagem competitiva. Assim, é fundamental deslocar o foco do
modelo engessado e único de negócios para o foco em como entregar mais valor. Segundo Rogers, para
gerir uma estratégia competitiva na era digital, “as empresas precisam adaptar continuamente sua proposta
de valor
…
à medida que as novas tecnologias reformulam as oportunidades e as necessidades”.
Disponível em : https://rockcontent.com/br/blog/era-digital/. Acesso em: 17 de agosto de 2023.
Com base na era da conectividade, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
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Na era da conectividade clientes e fornecedores possuem pouca interface de ligação.
A conectividade muda pouco as estratégias mercadológicas dentro das organizações.
A informação, o acesso a recursos e as experiências culturais são fatores tão importantes quanto manter as posses.
O que importa agora são as conexões on-line, uma vez que as conexões off-line estão ficando cada dia mais
obsoletas.
Consumidores serão sempre consumidores menos ativos, uma vez que o processo produtivo e mercadológico está
nas mãos das organizações.
5ª QUESTÃO
O Sistema de Informação de Marketing é um agrupamento estruturado de pessoas e máquinas, que tem a
finalidade de gerar informações a partir de fontes internas e externas da organização para dar suporte a
tomada de decisões do marketing. É uma estrutura de interação de pessoas, equipamentos e
procedimentos para juntar, classificar, avaliar e distribuir informações pertinentes, oportunas e precisas para
melhorar o planejamento, a execução e o controle de marketing. O Sistema de Informação de Marketing
tem como premissa oferecer dados para gerar informações importantes aos gestores das empresas.
Adaptado de: NOGAMI, V. K. da. C.; RODRIGUES, F. da. S.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado.
Maringá: Unicesumar, 2020.
Desta forma, seguem algumas vantagens que o SIM proporciona:
I. Seleciona todas as informações, independentemente do volume e da relevância dos dados para os
gestores tomarem decisões.
II. Permite que as grandes empresas possuem uma hierarquia verticalizada, centralizam o poder e a tomada
de decisão na mão de um diretor.
III. Possibilita que as grandes empresas, que não têm seus processos internos bem formalizados, integrem
sua gestão interna para melhor desempenho empresarial.
IV. Evita que informações importantes passem despercebidas e integra informações dispersas, além de
recuperar as informações aparentemente perdidas (arquivo morto).
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
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A frase “Dados são o novo petróleo”, em tradução livre para a original “Data is the new oil”, foi criada por
Clive Humby, um matemático londrino especializado em ciência de dados. Essa expressão tem sido bastante
citada no mercado, e executivos do mundo todo a usam para defender a ideia de que os dados são tão
valiosos quanto o petróleo – o que aponta que, em tese, quem souber fazer bom uso dele e aproveitar todo
seu potencial só tem a ganhar. Contudo, a frase original de Humby não para por aí: “Data is the new oil. It’s
valuable, but if unrefined it cannot really be used (…) so must data be broken down, analyzed for it to have
value”. Basicamente, nessa afirmação, o cientista defende que, assim como o petróleo precisa ser refinado,
dados precisam ser analisados. Aí entra todo o universo da Business Intelligence, onde, em plena Era da
Economia Analítica, profissionais e empresas precisam, cada vez mais, ser alfabetizados em dados e falar de
fato essa língua, para, assim, conseguir usá-los em seu potencial máximo.
Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/por-que-dados-sao-considerados-o-novo-petroleo.
Acesso:17 de agosto de 2023.
Analise a seguinte figura.
Fonte: https://pbs.twimg.com/media/FhxwD9WWIAE4jbn?format=jpg&name=small. Acesso em: 17 de
agosto de 2023.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Qualquer dado é uma informação valiosa para qualquer organização.
II. As atividades básicas de um processamento de dados são: entrada, processamento, saída,
armazenamento e controle.
III. Os dados são armazenados de forma organizada em campos, registros, arquivos e bancos de dados.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
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I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
7ª QUESTÃO
A falta de informação dificulta a tomada de decisões, porém o excesso de informação também prejudica o
gestor, pois pode causar ambiguidade e confusão. Em um mundo em que as informações transitam de
forma tão rápida e, muitas vezes, desordenada, o SIM filtra e categoriza a compreensão das informações
para o gestor. Quando se tem pouca informação, é difícil tomar decisões, pois não existe suporte para que a
decisão seja assertiva, aumentando o risco de insucesso. Se a quantidade de informação aumenta, torna-se
mais fácil tomar decisões, com bases mais sólidas. Contudo, quando existem informações em excesso, isso
pode ocasionar ambiguidade e confusão para os gestores, dificultando a tomada de decisão. Isso pode ser
verificado, a partir do momento em que a organização categoriza e organiza, sistematicamente, as
informações. Mesmo que sejam muitas, é possível tomar decisões com mais facilidade e com probabilidade
de acerto muito maior.
Fonte: RODRIGUES, F. da S.; NOGAMI, V. K. da C.; VAN DAL, J. Inteligência de Mercado. Maringá:
UniCesumar, 2019.
Sobre os sistemas de informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O SIM tem como objetivo coletar, processar, armazenar e disseminar informações para auxiliar na tomada
de decisão de marketing. É importante saber que informações precisam ser buscadas.
PORQUE
II. O ambiente externo pode fornecer informações mais robustas e precisas do que o ambiente interno.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
8ª QUESTÃO
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Tudo ao nosso redor está mudando, um grande exemplo é a nova economia colaborativa e em rede que
vem surgindo no novo mundo digital, movido pelos formatos de empresas, por exemplo, as startups.
NOGAMI, Vitor; RODRIGUES, Fábio; VAN DAL, Jorge. Inteligência de Mercado. Maringá-PR.: UniCesumar,
2019. (adaptado)
Com base no texto acima, e as diferentes empresas que adotam os modelos colaborativos, avalie as
informações abaixo.
I. UBER, o maior aplicativo de transporte.
II. NETFLIX, que revolucionou o mercado de séries e filmes.
III. AIRBNB, inovando nos modelos de hospedagens.
É correto o que se afirmar em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
Qualquer decisão errada pode levar uma empresa ao fracasso, e não existe nenhum negócio que esteja
vulnerável a isso. As tomadas de decisão em marketing, portanto, devem ser feitas com muita estratégia.
Trata-se de um departamento responsável pela reputação da empresa e pelo seu faturamento. Por isso, é
muito perigoso não lidar com este processo dentro do marketing de forma séria. No mercado atual, uma
decisão errada pode ser fatal. Aliás, não apenas pela concorrência em si, mas também pelos clientes, que
estão cada vez mais exigentes e rigorosos. Isto posto, perguntamos: como é feita a tomada de decisão em
marketing na sua empresa? Será que isso tem sido realizado da maneira mais segura possível?
Disponivel em: https://www.agendor.com.br/blog/tomada-de-decisao-marketing. Acesso em: 17 de agosto
de 2023.
Sobre a tomada de decisão, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O processo decisório pode ser esquematizado em quatro etapas: Identificação do Problema ou da
Oportunidade, Busca de Informações e Alternativas, Escolha das Alternativas e Ação.
PORQUE
II. Por mais que as etapas sejam apresentadas em sequência, para se tomar decisões não é necessário seguir
essa ordem.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
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As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
Os principais objetivos do Sistema de Informação de Marketing (SIM) é contribuir para as atividades
gerenciais dos profissionais da área, com esta ferramenta, as funções de analisar, planejar, implementar e
controlar se tornam muito menos complicadas. Por meio da contribuição de vários autores através do
tempo, hoje existem muitos modelos de SIM, uns com gestão tática outros com gestão estratégica, que
podem se adaptar aos diferentes contextos organizacionais.
Adaptado de: NOGAMI, V. K. da. C.; RODRIGUES, F. da. S.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado.
Maringá: Unicesumar, 2020.
Considerando o texto apresentado e os modelos de SIM, análise as afirmações a seguir.
I. Um dos modelos iniciais foi o de Kotler, que tinha como partida a captação das informações, seu
processamento e o fornecimento de apoio à tomada de decisão.
II. As atividades de análise, planejamento e controle estão presentes no modelo de Mattar e Santos, que
têm como diferencial a integração entre o SIM e o Plano de Marketing.
III. A gestão tática e a gestão estratégica de marketing foram desenvolvidas especificamente para tomada
de decisões estratégicas, ou seja, ele é mais complexo e envolve mais etapas, neste modelo, o profissional
tem uma visão geral do todo.
IV. A pesquisa de marketing é um componente, que visa solucionar problemas específicos e pontuais que
podem surgir em diferentes fases da vida organizacional, desde a análise de viabilidade econômica até o
lançamento de um produto.
V. O processamento consiste em melhorar a qualidade das informações para facilitar a visualização global
do sistema. Esta etapa é composta por: avaliação, condensação, indexação, disseminação e armazenamento,
tal processo presente nos modelos de Chiusoli e Ikeda.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V