- 13/03/2024: Devolução parcial da aquisição de mercadorias realizada em 08/03/2024 (fato contábil 4), sendo 1 unidade do Berço mini cama, no valor de R$ 725,00. O valor da devolução será abatido da dívida com o fornecedor. Considere a parcela do frete da devolução como despesa com vendas.
- 18/03/2024. Venda de Mercadorias (controle ficha de estoque), pelo valor total de R$ 27.200,00, ao consumidor final Fábio Silva. Recebimento via cartão de crédito à vista (vencimento). Considere que a tarifa cobrada pelo Pagbank (administradora de cartões) para vendas no crédito à vista é de 2% sobre o valor total da venda, sendo efetivado no momento do repasse do valor ao lojista, em 30 dias. Desconsidere os tributos decorrentes da operação de venda.
*2 unidades - Cômoda infantil = 21.000,00
*2 unidades - Guarda roupa infantil = 3.800,00
*2 unidades - Berço mini cama = 2.400,00
*Entrega realizada com veículo próprio da empresa, portanto não considerar frete nessa operação.
- 31/03/2024: Realizar as contabilizações das despesas do mês 03/2024, com vencimento apenas para 10/04/2024, conforme abaixo, sendo que 10% do valor de cada despesa é apropriado às despesas administrativas e 90% às despesas com vendas.
*Telefone no valor de R$ 190,00
*Energia no valor de R$ 1.950,00
*Aluguel no valor de R$ 3.500,00
*Água no valor de R$ 250,00.
Com base nos Fatos Contábeis acima, o desenvolvimento do trabalho deve contemplar (não necessariamente nessa ordem, pois algumas etapas podem ser realizadas de forma conjunta):
- a) Implantação dos saldos iniciais (informados na aba “BP - 4º TRIMESTRE 2023”) nos razonetes (aba “RAZONETES”);
- b) Contabilização de todos os fatos do período na aba “LIVRO DIÁRIO” e atualização dos razonetes para cada conta movimentada no Livro Diário (na aba “RAZONETES”);
- c) Elaboração das fichas de controle de estoque, na aba "FICHAS ESTOQUES";
- d) Elaboração do Balancete com todas as contas (patrimoniais e de resultado), na aba “BALANCETE”.